sexta-feira, 22 de junho de 2018

LICITAÇÃO SUSPENSA EM MASSAPÊ POR POR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES.

"O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará homologou, na sessão desta terça-feira (19/6), medida cautelar em razão de possíveis irregularidades no processo de inexigibilidade de licitação voltado à contratação de serviços jurídicos para a recuperação de valores do Fundef que deixaram de ser repassados pela União ao município de Massapê.  

O colegiado decidiu pela suspensão do procedimento solicitando à Administração Municipal que não faça qualquer pagamento referente à contratação. Foi concedido o prazo de 30 dias à atual secretária e a ex-secretária de educação, ao prefeito de Massapê e aos representantes do escritório de advocacia para prestarem esclarecimentos.
 
O relator do processo nº 05506/2018-9, conselheiro substituto Manassés Pedrosa, considerou que existem indícios de irregularidades na contratação direta (sem a realização de processo licitatório, baseando-se, para isso, no artigo 25 da Lei 8666/93), dentre eles, a inexistência da complexidade no objeto a ser realizado; o fato deste serviço poder ser executado pela Procuradoria Jurídica Municipal; e a forma de pagamento à empresa contratada – 20% dos recursos a serem recebidos, o que não poderia ocorrer em virtude da natureza vinculatória dos valores, conforme art. 21, caput, da Lei nº 11.494/2007 e art. 60 do ADCT.

"Existem indícios que apontam para a impropriedade da via eleita para a contratação (inexigibilidade de licitação), porque inexistente a complexidade da causa, que trata de matéria exclusivamente de direito, que à época já era pacificada no âmbito dos Tribunais superiores; ademais, eventual contrato celebrado que permita o pagamento de honorários advocatícios com recursos do Fundef é, além de ilegal e inconstitucional, lesivo ao patrimônio público e ao patrimônio educacional dos estudantes", explicou Manassés.

[...]O Tribunal solicitou à  secretária de Educação e ao prefeito de Massapê que enviem ao Tribunal cópia integral do Processo de Inexigibilidade de Licitação nº 8011202/2016 e do contrato de prestação de serviço advocatício dele decorrente; cópia integral do procedimento administrativo, nos termos do art. 26 da Lei nº 8.666/93, a respeito da contratação direta do serviço jurídico ultimado no Processo nº 002156-13.2006.4.05.8103, autuado em 13/06/2006; e informações se o Município já recebeu precatório referente a diferenças da complementação do Fundef e/ou Fundeb, e, em caso afirmativo, comprovação da destinação dada aos recursos e demonstração de que os recursos foram depositados em conta específica a fim de garantir o controle do uso destes.


Medidas liminares em casos semelhantes, envolvendo inexigibilidades de licitações para contratação de escritórios de advocacia com o objetivo de buscar repasses do Fundef, vem sendo expedidas pelo TCE Ceará, como as ocorridas nos municípios de Cariús, Crateús, Pacoti, Antonina do Norte, Jijoca de Jericoacoara e Frecheirinha".

Matéria retirada do site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará: Site da Matéria

terça-feira, 19 de junho de 2018

DENÚNCIA DE PESSOA INDO APANHAR LAVAGEM DE PORCO NO HOSPITAL SENADOR OZIRES PONTES AQUI DE MASSAPÊ.



Muitos absurdos acontecem na atual gestão, irregularidades e descasos que ninguém mais ousa duvidar, mas, felizmente algumas situações ainda espantam e causa indignação nos massapeenses, o Hospital Senador Ozires Pontes aqui de Massapê recebe muitas reclamações, desde a falta de médicos até a falta de atendimento, como mostramos uma Mãe que chegou à noite no hospital com o filho e não foi atendida. O hospital mais uma vez vem pra "pauta", agora com uma história no mínimo curiosa, informações que nos passaram, relatos de funcionários do hospital e também pacientes, que todas as tardes, antes da cinco horas, um cidadão vai apanhar “lavagem” no hospital, quem viu disse que ele passa com o balde de lavagem para os porcos no meio dos pacientes, quem relatou nos disse: "Só vendo a carniça". Meu Deus, o que mais falta ver? Parece algo banal, mas se trata de um hospital, que já é infestado de bactérias, e ainda permitem que fiquem transitando com restos de comida (lavagem pra porco) nas dependências da unidade hospitalar.  Que a secretaria de saúde municipal juntamente com a direção do HSOP verifique isso e proíba este tipo de coisa, não adicione mais este descaso ao currículo. 

FOTO DO SOBRAL PORTAL DE NOTÍCIAS.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

18 DE JUNHO- DIA DO ORGULHO AUTISTA. ESCOLHA AMAR!



"O Dia do Orgulho Autista comemora-se a 18 de junho.

Este dia celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de "doença" para "diferença". Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.

O orgulho é de não esconder o filho(a), de não negar sua condição. O orgulho é de aceitá-lo(a) e de batalhar para melhorar sua qualidade de vida. O orgulho é pra falar do assunto, é pra conscientizar a sociedade, o governo, a família, os amigos, a escola. É orgulho do esforço que ela faz para falar uma frase. Orgulho de contabilizar quantas dificuldades ela já superou. Orgulho para juntar-se aos que estão no mesmo barco. Orgulho para afastar a negação.


Qual é o seu orgulho? Qual é o seu "tom de azul"? Na verdade, não importa!

 O primeiro Dia do Orgulho Autista celebrou-se em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom".